quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Valor da comunicação - Emilio Odebrecht


Por que eu atuo em Comunicação Integrada? Bom, vou deixar que o Emilio Odebrecht fale por mim em seu artigo publicado na Folha de S. Paulo (06/julho).


"Há uma relação direta entre o desenvolvimento das pessoas e o crescimento das empresas onde estas pessoas trabalham.

Uma coisa não acontece sem a outra.

É o desenvolvimento das pessoas que impulsiona o crescimento das empresas e é o crescimento das empresas que estimula o desenvolvimento das pessoas.

Esta associação, entretanto, só ocorre de forma eficaz quando há alinhamento entre líderes e liderados nos planos cultural, estratégico, moral e psicológico.

O alinhamento cultural é o compartilhamento de crenças e valores e o domínio de uma linguagem comum, que confere à empresa unidade de pensamento e ação.

O alinhamento estratégico dá a todos clareza quanto ao rumo a seguir e assegura a líderes e liderados uma visão do futuro.

O alinhamento moral e psicológico resulta do acordo entre aqueles que têm em comum o propósito de servir e permite o exercício da intuição e da coragem por quem tem que tomar decisões sem supervisão, como se sob supervisão estivesse.

A condição para que isso aconteça é a prática permanente da comunicação em todos os âmbitos.Dentre as tantas definições de comunicação, a que mais me agrada é a que diz que comunicar é influenciar e ser influenciado na busca do que é o certo.

Ou seja: comunicação é via de mão dupla e se dá pelo diálogo direto pessoa a pessoa. O que se escreve nas atas e nos contratos é a ratificação do que ficou estabelecido na conversa.

A palavra falada serve para o conhecimento entre as pessoas, o alinhamento e a criação de relações de confiança entre líder e liderado e para que se chegue ao mais importante na tomada de uma decisão que é como e por que a decisão se deu.

A tecnologia da informação trouxe para as empresas meios que proporcionaram muitos ganhos em produtividade. Mas se a internet permite que mensagens sejam transmitidas em tempo real para qualquer lugar do mundo, agilizando processos, ela impõe também o desafio de se buscar a dosagem certa de seu uso – porque o e-mail não deve ser o refúgio de quem prefere fugir do confronto de ideias na base do olho no olho.

Comunicação é mais que informação. A informação subsidia, atualiza, nivela conhecimento.

A comunicação sela pactos e educa.Nas empresas, a educação das pessoas será sempre fruto da prática da pedagogia da presença, o que significa que o líder deve oferecer a seu liderado tempo, presença, experiência e exemplos – comunicar-se, enfim, com vistas ao crescimento de ambos, tarefa impossível de ser bem feita somente à base de recados pela internet. "


1 Fala que eu te escuto:

*Livia* disse...

Sou suspeita pra falar....sou fão do Emilio Odebrecht!!!
E eu adoro mesmo a comunicação. Pensar que de alguma maneira, eu estou ajudando a construir a história do País.Devaneios meus...hehehe.

Bjs!

Postar um comentário

O que você achou desse post? Comenta aí.
A sua opinião importa aqui.
Abraços.

 


Mais pra k do que pra lá © 2008. Design by: Pocket